sexta-feira, 13 de março de 2009

Gestar II / Língua Portuguesa - Juruena, Castanheira e Cotriguaçu


GESTAR II - PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



O Gestar II é um programa de formação continuada semipresencial destinado à formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática. A finalidade do programa é elevar a competência de professores e alunos, melhorando a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

A MODALIDADE DO PROGRAMA:

O programa será semipresencial a fim de atender professores que estão em efetivo exercício em sala de aula. Essa modalidade semipresencial se baseia na idéia da educação à distância, permitindo ao professor elaborar estratégias de estudos individuais. Além dos estudos individuais serão realizadas oficinas que têm por objetivos fazer com que o professor cursista compartilhe experiências de sala de aula, esclarecer dúvidas e questionamentos, planejar e elaborar situações didáticas para a sala de aula, entre outros.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR CURSISTA

Assim como o professor formador, o professor cursista terá uma carga horária de 300 horas, sendo distribuída da seguinte forma:
96 horas presenciais e 204 horas estudos não-presenciais. Para se ter o cerificado do curso, o professor cursista deverá ter frequência mínima de 75% nos encontros, entregar as Lições de casa ou Socializando o seu conhecimento e o projeto final do curso, além de realizar auto-avaliações. O referido certificado do professor cursista será entregue pela Secretaria Municipal ou Secretaria Estadual de Educação.

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II

Ensino-aprendizagem: se baseia na concepção sócio-construtivista.
Relação professor-aluno: deverão possuir elos de afetivos e de compromissos.
Papel do professor: o professor será um mediador entre o aluno e o conhecimento.
Sala de aula: o programa será desenvolvido principalmente na sala de aula.
Avaliação: sistema processual e formativo.





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