quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atividades da 1ª oficina do TP4: O processo de Leitura

Atividades propostas – CIDADEZINHA QUALQUER (Carlos Drummond de Andrade)

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e responda as questões:

CIDADEZINHA QUALQUER


Casas entre bananeiras

Mulheres entre laranjeiras

Pomar amor cantar


Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Êta vida besta, meu Deus.


a. Explique com suas palavras qual a relação do título do poema e o texto.

b. Quais são as características que presentes no poema que comprovam que o autor se refere qualquer cidade.

c. Na segunda estrofe, podemos perceber que o autor fala sobre a mesma ação à três personagens diferentes. Que o poeta deixa transparecer com isso?

2. Leia o seguinte verso do poema: “Êta vida besta, meu Deus!”. Qual é o sentido que o poeta procurou utilizar? Desabafo ou queria apenas terminar o poema? Justifique sua resposta.

3. Por que, geralmente, o poeta relaciona os substantivos “pomar amor cantar” como aspectos de cidades do interior?

4. Observe o seguinte verso retirado do poema:

“Devagar... as janelas olham.”

Podemos afirmar que o autor utiliza uma figura de linguagem nesse trecho.

a. Qual é a figura presente nesse trecho?

b. Com qual intenção o poeta utilizou dessa figura de linguagem?

(a) Afirmar que as janelas possuem olhos e por isso estas olhavam para a rua.

(b) Afirmar que as mulheres – que apreciam muitas vezes a rua pela janela – são representadas por essa palavra.

(c) Não quis afirmar nada.

c. Qual o sentido que dá ao texto o uso das reticências nesse verso?

5. Relacionando as duas primeiras estrofes do poema com as cidades metropolitanas, quais são as diferenças entre as pessoas desses dois ambientes distintos?

6. Você vai ouvir duas canções que abordam o tema sobre a cidade. Procure relacionar as canções com o poema trabalhado. Trace as semelhanças ou diferenças que os textos possuem.

Produção textual

7. Carlos Drummond de Andrade procurou com esse poema retratar algumas cidades do interior em sua época. Será que essas cidades não passaram por nenhuma transformação? Pesquise se sua cidade continua a mesma depois de alguns anos e produza um texto contando como ela é.

ü Juntamente com a disciplina de Artes, pedir os alunos que transformem o poema estudado em um “poema-imagem”, o mesmo farão com o texto criado em relação à cidade onde vivem. Em seguida, será montada uma exposição dos desenhos produzidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário